Agente de crédito: o que faz e como atua no mercado financeiro

De forma resumida, o papel do Agente de Crédito é fazer a intermediação de negócios entre as instituições financeiras (fintech, por exemplo) e o cliente final, que podem ser pessoas físicas ou empresas.

Eles podem representar uma única instituição financeira ou trabalhar de forma autônoma. Sua remuneração costuma ser uma renda fixa e mais a comissão conforme as metas da empresa ou cooperativa de crédito.

 

Como é o perfil do agente de crédito?

Além da habilidade de percepção sobre as necessidades e capacidade de pagamento, um agente de crédito precisa desenvolver algumas outras habilidades, que são:

• Boa comunicação;
• Capacidade de negociação;
• Credibilidade;
• Boa relação com o cliente.

É importante saber, também, que de acordo com a Resolução 3.954 do Banco Central, de 2011, para atuar como agente de crédito ou correspondente bancário, o profissional precisa ter, claro, o ensino médio completo e a certificação de agente de crédito.

Para atender essa Resolução, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) criou a certificação de correspondentes, que atesta o nível de conhecimento técnico e a especialização dos profissionais que desejam atuar no ramo.

Os agentes de crédito podem ser profissionais autônomos, como citado acima, ou seja, não precisam trabalhar exclusivamente com uma instituição, o que permite que eles tenham um portfólio de produtos maior e, dessa forma, consigam atender diferentes demandas de clientes que buscam crédito.

 

Qual a função do agente de crédito?

É fazer a análise da empresa ou pessoa física e oferecer soluções de crédito que melhor se encaixam em seu perfil e das opções oferecidas pelas instituições financeiras que eles representam. Ou seja, são eles que se relacionam diretamente para disponibilizar recursos para financiamento de atividades dos clientes.

Sendo assim, esse profissional tem um papel importante no desenvolvimento local de empresas de pequeno e médio porte, pois ele é um especialista financeiro.

Outro ponto, é que em uma mesma instituição financeira pode haver diferentes condições de acordo com o perfil do tomador de crédito. É nesse cenário que o agente de crédito surge: para orientar na elaboração de planos para o pagamento do crédito tomado e apontar as melhores opções e soluções.

 

Dicas para se tornar um agente de crédito de sucesso

Se você está começando a atuar no mercado de crédito ou quer melhorar as suas entregas, é só anotar essas dicas:

Divulgue na sua rede de contatos

Fique atento para as oportunidades para divulgar as soluções de crédito.

Fique atento com a sazonalidade

No início do ano tem Imposto de Renda para Pessoa Física. No segundo semestre o Imposto de Renda para Pessoa Jurídica e em outubro pequenas e médias empresas costumam buscar auxílio para cobrir folhas de pagamento e 13º salário. Essas são oportunidades para apresentar as melhores opções de crédito para cada necessidade.

Argumentação

Dinheiro rápido = dinheiro caro. Empréstimos pessoais costumam ser liberados mais rápido do que empréstimos com garantia e financiamentos, mas tem taxas de juros muitos mais altas e limites menores. Aprenda as vantagens dos produtos que vende e use seu poder de argumentação.

 

Gostou deste artigo? Você também pode gostar de ler sobre os tipos de linhas de crédito para micro e PMEs.


Com a flip, o dinheiro cai na sua conta em pouco tempo, sem burocracia e sem enrolação