ChatGPT: o que é e como usar para alavancar seus negócios

Você pergunta, ele responde. Você pede e ele faz. Esse é o ChatGPT, que foi desenvolvido pela OpenAI.

Lançado em novembro de 2022, atingiu 100 milhões de usuários ativos mensais em janeiro, apenas dois meses após o lançamento, tornando-se o aplicativo com o crescimento mais rápido da história dos últimos 20 anos, segundo relatório da UBS.

Mas qual é a razão de todo esse sucesso?
Bom, vou deixar o próprio ChatGPT se apresentar:

“Eu sou o ChatGPT, um modelo de linguagem grande treinado pela OpenAI. Fui treinado usando uma grande quantidade de texto da internet para ser capaz de responder a perguntas e gerar texto com fluência e coerência. Minha capacidade de entender e gerar texto é semelhante à de um ser humano, mas ainda estou sendo melhorado constantemente para aperfeiçoar minhas habilidades. Posso responder perguntas sobre uma variedade de tópicos e ajudá-lo com tarefas como traduções, geração de texto e resolução de problemas. Estou sempre pronto para ajudar!”

 

Como funciona o ChatGPT

Como ele mesmo se apresenta, o ChatGPT é um modelo de linguagem de inteligência artificial, treinado para gerar textos fluídos e coerentes. Uma das coisas que o diferencia de outros chatbots, é o emprego de uma técnica que entende como a linguagem funciona: o reforço de aprendizado por feedback humano (RLHF, na sigla em inglês).

O treinamento do ChatGPT, envolve expor o modelo a uma grande quantidade de textos, como livros, artigos, conversas, blogposts e muito mais, para que ele possa aprender a entender e gerar linguagem natural. 

Além disso, ele também foi treinado para admitir erros, contestar premissas incorretas e rejeitar pedidos inapropriados. E, embora o ChatGPT possa ser muito útil em muitos contextos, é importante lembrar que é uma ferramenta automatizada e, portanto, pode ter limitações em sua capacidade de entender o contexto e nuances do idioma.

 

Veja o que o ChatGPT pode fazer:

1. Responder perguntas de forma coesa e fornecer informações relevantes;

2. Conversar com os usuários em uma ampla variedade de tópicos;

3. Traduzir texto de um idioma para outro;

4. Escrever artigos e outros tipos de conteúdo escrito;

5. Escrever em linguagem de programação e até mesmo corrigir códigos;

E não para por aqui! Se você precisar de um poema ou até mesmo uma receita, ele faz na hora.

 

Como aplicar o ChatGPT na sua empresa de forma inteligente

Seja uma micro, pequena, média ou grande empresa, o ChatGPT pode se encaixar perfeitamente nos seus negócios, se usado de forma correta. A priori, neste artigo, vou abordar sobre o relacionamento com o cliente. 

Para exemplificar como você pode usar a ferramenta para a comunicação, pedi ao ChatGPT para escrever um e-mail de agradecimento para os meus clientes e, além do corpo do e-mail, ele também me deu o assunto:

 

“Assunto: Agradecimento sincero aos nossos valiosos clientes

Espero que esta mensagem o encontre bem. Eu, em nome da [Nome da Empresa], gostaria de expressar a minha gratidão pelos nossos clientes valiosos e leais como você.

Sem dúvida, tem sido um desafio excepcional nos últimos tempos. No entanto, com a ajuda e o apoio de clientes como você, conseguimos superar obstáculos e seguir em frente com a nossa missão de fornecer o melhor serviço possível.

Com o seu suporte, conseguimos manter nossos negócios em pleno funcionamento, mesmo durante os tempos difíceis. Sabemos que a sua confiança em nós é essencial, e por isso trabalhamos arduamente todos os dias para oferecer produtos e serviços de alta qualidade, personalizados de acordo com as suas necessidades.

Agradecemos sinceramente por ter escolhido a [Nome da Empresa] como sua parceira de negócios e por confiar em nós para atender às suas necessidades. Nós valorizamos muito a sua fidelidade e apreciamos a oportunidade de servir você.

Desejamos a você e aos seus negócios o maior sucesso possível e esperamos continuar trabalhando juntos por muitos anos.

Atenciosamente,
[Seu nome]
[Nome da Empresa]”


Além de e-mails, você pode pedir para ele criar legendas para redes sociais, artigos e até mesmo respostas para avaliações positivas e negativas sobre o seu negócio. 

Pedi para ele responder de forma educada ao comentário que recebi sobre a minha loja petshop: “achei os produtos muito caros, consigo comprar na internet por um preço muito menor e também não gostei do atendimento” e a resposta do ChatGPT foi essa:

 

“Prezado(a) cliente,

Obrigado por compartilhar sua opinião sobre a nossa loja. Lamentamos muito que a sua experiência não tenha sido positiva e gostaríamos de nos desculpar por qualquer inconveniente que tenha ocorrido durante a sua visita.

Gostaríamos de esclarecer que nossos preços são competitivos e estão alinhados com a qualidade dos nossos produtos. Entendemos que existem muitas opções na internet, mas muitas vezes, preços muito baixos podem significar uma qualidade inferior ou até mesmo produtos falsificados, o que pode ser prejudicial para a saúde do seu animal de estimação.

Quanto ao atendimento, gostaríamos de nos desculpar por qualquer falha na nossa prestação de serviço. Nós sempre nos esforçamos para fornecer um atendimento amigável e eficiente a todos os nossos clientes. Gostaríamos de saber mais sobre a sua experiência para que possamos entender onde podemos melhorar.

Agradecemos sinceramente o seu feedback, pois isso nos ajuda a melhorar nossos serviços e produtos. Por favor, não hesite em nos contatar novamente caso tenha alguma dúvida ou sugestão.

Atenciosamente,
[Seu nome]
[Nome da Loja Petshop]”

 

Incrível, não é mesmo?


Concorrência

A Microsoft investiu bilhões de dólares na OpenAI, do ChatGPT, o que acirrou a corrida tecnológica.

Primeiro, o Google tentou lançar “Bard”, chatbot baseado em inteligência artificial (IA) para fazer frente ao ChatGPT. Porém,  em sua estreia no dia 07 de fevereiro, Bard deu uma informação errada, fazendo as ações da Alphabet, controladora do Google, perder mais de US$ 100 bilhões em valor de mercado.

Um porta-voz do Google disse à Reuters (agência de notícias britânica): “Isso destaca a importância de um processo de teste rigoroso, algo que estamos iniciando esta semana com nosso programa Trusted Tester.”

Além do Google, o CEO da Amazon, Andy Jassy, disse que o ChatGPT é emocionante, mas que eles trabalham em tecnologia semelhante há muito tempo.

Jassy destacou que a Amazon também está buscando oportunidades de parceria com empresas menores para desenvolver essa área de negócios, mas não deu detalhes.

Agora, por que as empresas entraram nessa corrida?
As aplicações de inteligência artificial aumentam a cada ano que passa, o mercado é vasto e as projeções apontam um crescimento acelerado. Veja no gráfico abaixo:


Como faço para usar o ChatGPT?

1. Acesse o site do programa: chat.openai.com/chat

2. Toque em “Sign up” para criar uma conta;

3. Depois, vá em “Create an OpenAI account”;

4. Informe um e-mail, senha e confirme a criação da conta

Depois de criar sua conta, você será direcionado para a página do chat e poderá inserir suas dúvidas ou pedir para ele criar um texto, se preferir.

 

Qual a diferença da versão paga e da versão gratuita do ChatGPT?

Você pode tranquilamente criar uma conta e usar a ferramenta de forma gratuita, desde que sua demanda não seja alta, pois existem algumas limitações.

Veja a diferença entre a versão paga e a versão gratuita do ChatGPT:

 

ChatGPT Plus (pago)

  • Disponível mesmo quando a demanda é alta
  • Velocidade de resposta mais rápida
  • Acesso prioritário a novos recursos

 

Plano Gratuito

  •  Disponível quando a demanda é baixa
  •  Velocidade de resposta padrão
  •  Atualizações regulares do modelo

 

O primeiro item é o mais importante, pois, dependendo do volume de acessos simultâneos, o ChatGPT não funciona na versão gratuita, o que te obriga a tentar usar a ferramenta mais tarde. Ou seja, o plano pago, no valor de US$ 20 por mês, promete acesso mesmo quando o serviço tiver pico de demanda.

Em resumo, a versão paga do ChatGPT é ideal para empresas que buscam uma solução mais completa e personalizável, que precisam gerar conteúdo com mais frequência e em grandes quantidades, já que a versão gratuita tem limite de uso.

Sendo assim, a versão gratuita pode ser uma boa opção para empresas que precisam de uma solução mais simples, apenas pela agilidade e facilidade de criar textos pontuais. É importante avaliar as suas necessidades antes de escolher entre as duas versões.


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