As oportunidades e desafios do empreendedorismo no Brasil

O empreendedorismo tem sido bastante discutido nos dias atuais. Parte disso tem relação com as instabilidades recentes, tanto políticas quanto de segurança e saúde.

Há alguns anos, conseguir um emprego significava aposentadoria garantida. Mas hoje os tempos são outros: vemos gigantes realizando demissões em massa, e até servidores públicos pedindo demissão de seus cargos.

Esses fatores, aliados aos retornos que o empreendedorismo pode trazer, fizeram com que ele se tornasse uma carreira — literalmente.

Neste conteúdo, vamos discutir o empreendedorismo no Brasil, as oportunidades e desafios que possuímos, e como iniciar do zero. Continue a leitura!

 

O que é empreendedorismo?

Não é fácil dizer o que é empreendedorismo, pois é uma palavra bastante recente em nosso idioma, e seu uso indiscriminado acabou por trazer confusão quanto a seu significado.

Visando trazer uma resposta, podemos pensar no empreendedorismo como o suprimentos de demandas da sociedade, sejam elas quais forem.

Ou seja, se você vende bolo de pote e consegue lucrar com isso, significa que descobriu uma demanda e, portanto, está empreendendo. 

Alguns especialistas definem empreendedorismo como o ato de gerar valor, como trazer novos produtos e serviços ao mercado ou baratear os itens mais comuns das lojas. Mas vamos deixar essa conversa de lado e seguir com nosso conteúdo.

 

O Brasil é um bom país para empreender?

Sim, por mais incrível que pareça, o Brasil é um excelente lugar para empreender, o problema é que a maioria das pessoas não sabe como fazer isso da forma adequada.

Nosso país possui demandas gigantescas de toda sorte de produtos e serviços. Ou seja, qualquer iniciativa empreendedora que você tome tem grandes chances de dar certo por aqui.

Querendo ou não, temos uma boa classe média, e a população mais carente ainda assim possui poder de compra atraente. Por isso as possibilidades são quase infinitas em solo brasileiro.

Mas e os desafios, será que temos muitos por aqui? É isso que veremos a seguir.

 

Quais são os desafios de nosso país?

A despeito do otimismo da seção passada, vale lembrar que nosso país tem muitos desafios de diversas naturezas.

Mas, de longe, o que mais atrapalha na hora de empreender diz respeito a habilidades básicas, como ler, escrever e fazer contas simples — assim como raciocínio lógico.

Se você quer criar uma loja online, por exemplo, precisará ler a legislação referente a esse tipo de comércio. Da mesma forma, terá que escrever em diversas ocasiões, assim como fazer contas com porcentagem. 

Fora a educação básica, temos outros pontos desafiadores por aqui, como legislações confusas e complexas, alíquotas altas de impostos e dificuldade em contratar mão de obra qualificada de verdade.

Posto isso, como identificar uma oportunidade? Veremos adiante.

 

Como identificar oportunidades de negócios?

Existem pessoas que se debruçam em planilhas e estudos de mercado para encontrar oportunidades de negócio. Outras, porém, realizam pesquisas sobre os desafios da sociedade, e criam negócios com base nesses desafios.

Ambos os métodos são ótimos — e até complementares — e vão funcionar bem em todas as ocasiões, sendo a única diferença o tempo até registrar o primeiro lucro do negócio. Em geral, quem monta empresa com base em desafios tem retorno mais rápido.

Na seção passada, falamos sobre a legislação complexa a que estamos submetidos; um empreendedor atento conseguiria identificar nesse trecho uma oportunidade de negócio: por que não facilitar a legislação ou oferecer consultoria?

Ou então uma simples ida ao dentista pode gerar uma ideia de empresa. O dentista anota as informações usando papel e caneta? E se ele usasse uma plataforma digital direto no celular?

Agora vamos aprender a empreender do zero, com alguns conceitos iniciais.

 

Como empreender do zero?

Acredite, você consegue iniciar um negócio em pouco tempo, desde que tenha uma ideia clara do que pretende fazer.

Vamos ao passo a passo.

Escolha seu nicho de atuação

Em primeiro lugar, escolha seu nicho de atuação, geralmente aquele que você tem mais afinidade.

Feito isso, defina seu público, ou seja, as pessoas que vão comprar de você, com bastante detalhes. Evite ser generalista: foque em um público específico de seu nicho. Por exemplo: homens acima de 40 anos com problemas de calvície.

Analise demandas do mercado

Veja se alguém já está solucionando o problema que você quer solucionar. Se ninguém estiver empreendendo nessa área, tome cuidado: pode ser uma imensa vantagem para você ou um sinal inicial de insucesso.

É comum encontrar concorrentes em todos os nichos; a ausência deles pode indicar que o mercado não tem demanda para o serviço proposto.

Identifique produtos e serviços

Levante uma lista sobre os produtos e serviços que seu público mais necessita. 

Use dados de marketplace: produtos que vendem bastante costumam indicar uma demanda do mercado. Note que inicialmente você deverá suprir a demanda que outras empresas deixam escapar.

Se você notar que as padarias de seu bairro estão sempre lotadas, cogite a ideia de abrir uma padaria também.

Crie soluções

Uma vez que você decidiu sobre público, produtos e serviços, formule uma solução que atenda às necessidades de seu público.

Nesse caso, o diferencial de seu negócio pode ser entregar um produto a domicílio, ou então vender combos de café da manhã (se for padaria). 

Sua criatividade é o limite!

Invista em inovação

Jamais deixe de inovar. Neste contexto, inovação significa fazer a mesma coisa que todo mundo faz, só que de um jeito diferente — e mais inteligente.

Se sua empresa tem um modelo de trabalho que aumenta a produtividade, então ela inovou na esfera gerencial. Nem sempre a inovação é de caráter técnico; muitas vezes é tida como “soft”, ou seja, sem aquisição de equipamentos para ocorrer.

Valide ideias

Por fim, sempre valide suas ideias por meio de testes. 

Se você quer abrir uma padaria, verifique se os consumidores estão dispostos a comprar pães de você, ou os seus pães, em caso de produção própria.

Faça alguns pães e venda-os a preço de custo, apenas para verificar se o negócio tem potencial.

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