Como organizar o setor financeiro da sua empresa

O setor financeiro é o coração de toda empresa, pois se ele estiver indo mal, o negócio como um todo vai mal.

Dada essa imensa importância, sua empresa precisa ficar de olho nos relatórios emitidos por esse setor, inclusive aqueles que trazem projeções — que embora nem sempre são acuradas, ainda agregam muito valor à tomada de decisão.

Neste conteúdo, vamos te ajudar a organizar o financeiro de seu negócio. Boa leitura!

 

Faça um diagnóstico do setor financeiro

A primeira coisa a ser feita é entender como o setor financeiro está. Ou seja, faça uma análise da forma como ele trabalha e procure mensurar sua eficiência.

Se sua empresa for de médio-grande porte, veja se a quantidade de colaboradores nesse setor está ideal ou se a carga de trabalho está sobrecarregando-os.

Da mesma forma, faça uma análise quanto às tecnologias utilizadas pelo setor. O pessoal tem acesso a softwares de qualidade ou trabalham com ferramentas desatualizadas?

Sem dúvidas você terá diversos insights sobre como organizar o financeiro após esse diagnóstico.

 

Separe a conta pessoal da empresarial

Um erro bastante comum em empresas pequenas, misturar o dinheiro pessoal ao empresarial pode causar muitas dores de cabeça.

Mesmo você sendo o dono do negócio, ele ainda é uma “entidade” própria e separada de você, e tem suas demandas e inclinações particulares.

Por isso, pense duas vezes antes de sacar dinheiro da empresa para fins pessoais. Isso pode trazer problemas contábeis no futuro.

 

Trabalhe com dados de transações financeiras

Não confie em sua memória quanto a dados de transações financeiras. Mesmo tendo uma memória afiada, raramente conseguimos nos lembrar de todas as informações por completo.

Para evitar problemas, sempre registre suas transações financeiras, inclusive aquelas pequeninas, que parecem não fazer diferença.

Em uma eventual auditoria, a soma de pequenas transações pode significar um montante considerável.

 

Antecipe recebíveis para aumentar o caixa

Por fim, é provável que em algum momento sua empresa precise de dinheiro em caixa, seja para novos investimentos ou para gastos eventuais.

Uma ótima alternativa para manter o setor financeiro em dia é antecipar recebíveis.

Na flip você pode antecipar recebíveis com bastante facilidade, sem burocracias, recebendo o dinheiro em conta no mesmo dia.

Veja como é fácil antecipar boletos com a flip!

Monte um plano de emergência

É imprescindível ter um plano de emergência para seu negócio. O motivo disso é muito simples: não sabemos o dia de amanhã, por isso temos que nos preparar hoje.

Para montar seu plano de emergência, pense nas principais ameaças que sua empresa está exposta e mensure o custo necessário para sobreviver ou se livrar delas.

Em um momento de emergência, ter um plano faz toda a diferença.

 

Mantenha a disciplina

A disciplina é um dos principais fatores para quem quer ter sucesso nos negócios. Para quem é dono de empresa, ter disciplina, na maioria das vezes, significa manter-se em um plano.

Note que, em média, os planos feitos com antecedência tendem a ter melhores resultados que os improvisados. Ou seja, você tende a ter mais sucesso se seguir algo pré-preparado do que se improvisar na hora algumas ações.

 

Cuide do seu estoque

O estoque e o setor financeiro andam lado a lado. Isso porque o dinheiro só entra efetivamente na empresa após ocorrer uma venda. 

Dessa forma, cuidar do estoque também é cuidar do financeiro do negócio. Um estoque com muitos produtos ociosos significa menos dinheiro para investir em novos projetos.

Por outro lado, um estoque vazio implica em pouco lucro para seu negócio — e menos dinheiro para projetos no futuro.

 

Procure por boas condições de pagamento

Conseguir vantagens nas condições de pagamento, mesmo que pequenas, ajuda muito na hora de manter sua empresa lucrando.

Existem dois pontos principais na hora de fechar um negócio: o tempo despendido até reaver o dinheiro investido e o juros implícito à forma de pagamento.

Note que as boas condições de pagamento dizem respeito tanto às que sua empresa oferece quanto às que aceita, na hora de fechar um negócio.

 

Revise seus fornecedores

Bons fornecedores mantêm seu negócio na ativa, oferecem produtos de qualidade, boas condições de pagamento e raramente atrasam entregas.

Se algum de seus fornecedores não estiver fazendo um bom serviço — ou oferecer produtos caros demais —, sempre vale a pena pesquisar por novos ou oferecer acordos que beneficiem a ambos.

 

Trabalhe com relatórios

É uma boa prática trabalhar com relatórios, que nada mais são do que uma “tradução” dos dados da sua empresa.

Os relatórios são fenomenais na hora de descobrir novos mercados e tendências, assim como ajudam a antever cenários, facilitando a tomada de decisões.

Para o setor financeiro, os relatórios têm um peso extra: eles mensuram a viabilidade de novos projetos, assim como o andamento dos já em execução.

 

Analise seu fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta básica para qualquer empresa.

Em resumo, o fluxo de caixa é o registro e análise de todas as entradas e saídas de dinheiro do negócio, de modo a rastrear de onde vem e para onde vão os recursos da empresa.

Embora dê para implementar o fluxo de caixa pelo Excel, o ideal é trabalhar com software de gestão integrados.

 

Invista em planejamento financeiro

O planejamento financeiro é uma ferramenta de gestão importantíssima para empresas que querem crescer. Isso acontece porque os gestores conseguem ter uma ideia clara de como o financeiro da empresa estará, em um cenário futuro.

No entanto, esse planejamento só é possível se seu negócio trabalhar com registros confiáveis de dados, de modo a viabilizar as projeções.

 

Faça previsões com base em dados

As previsões baseadas em dados, embora ainda sejam meramente previsões, são excelentes indicadores para os gestores.

Muitas vezes não conseguimos antever um período de dificuldade financeira, mas os dados podem nos mostrar isso. Se diversas contas vencerem em períodos próximos, por exemplo, a previsão vai mostrar que naquele período sua empresa terá pouco dinheiro para operar.

Isso faz toda a diferença para a estratégia de crescimento do negócio!


Com a flip, o dinheiro cai na sua conta em pouco tempo, sem burocracia e sem enrolação