A importância da comunicação clara na sua empresa

Uma boa comunicação na empresa é responsável por grande parte do sucesso de uma organização. Sem diálogo e com muitos ruídos, fica fácil se perder em relação às demandas do dia a dia. E pior – se não há alinhamento, colaboradores e liderança perdem a confiança uns nos outros e aí o caos está instaurado.

É a comunicação clara e objetiva quem garante que os colaboradores trabalhem de forma conjunta e alinhada aos objetivos da empresa, e ainda faz com que eles se sintam parte dela, implicando em aumento de desempenho, inovação constante e criando defensores da sua marca. Mas não se assuste, trabalhar a comunicação da sua empresa não precisa ser uma tarefa árdua e complicada.

Neste artigo, você vai entender de forma simples o que é essa comunicação empresarial, como ela acontece, sua importância e como introduzi-la de forma prática em sua empresa.

 

Deixe claro o que a empresa quer

Um dia desses, minha amiga, que também é minha vizinha, pediu indicação de um bom restaurante e eu a questionei: O que é bom para você? Que tipo de comida? 

Para que a comunicação tenha o efeito esperado, ela precisa ser clara. Se comunicar não é apenas passar uma informação pra frente, mas sim conseguir falar e ser compreendido.

Em resposta, ela especificou que poderia ser um self service com preço em conta. Já eu, pensei em churrascaria, onde o preço não é em conta, pois pensei mais na qualidade do prato. Enfim, percebeu como um simples termo pode trazer consigo inúmeras interpretações? O que é bom para ela não é o mesmo para mim.

Assim como no dia a dia, a interpretação no ambiente de trabalho pode atrapalhar o andamento de projetos e o bem estar no convívio entre os colaboradores. Você já se perguntou sobre a efetividade dos seus comunicados na empresa em que trabalha?

 

Faça alinhamentos internos periódicos

Pode ser um clichê, mas a frase “se não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve”, é um bom exemplo. Se seus colaboradores não têm claro os objetivos da empresa, dificilmente vão entregar os resultados desejados pelos gestores.

É muito importante que a equipe esteja alinhada com os acontecimentos da empresa por meio de uma comunicação direta e clara. Separe um tempo todo mês ou toda semana para isso.

Não precisa burocratizar cada demanda, apenas deixe claro o que tem como objetivo.

 

Tenha um canal de comunicação unificado

Se em pequenas empresas, muitas vezes as informações se perdem, imagina se o número de colaboradores da sua empresa for alto? Por isso, adotar um canal oficial de comunicação se torna essencial.

Estude as ferramentas de comunicação disponíveis no mercado, suas funcionalidades e aplicações, para só depois escolher aquela que melhor se adequa às necessidades da sua equipe. Aqui na flip, nós usamos o Slack, que nos atende muito bem em sua versão gratuita.

 

Faça integração das diferentes áreas da empresa

É comum que haja uma circulação de informações mais funcional dentro dos setores, porém quando se trata de comunicação entre setores o cenário é diferente. Isso acontece pela falta de visão sistêmica, ou seja, nem sempre as pessoas conseguem perceber que as suas ações, ou do setor, influenciam em mais áreas e pessoas da empresa – o que acaba se tornando um problema.

Sendo assim, é importante considerar o contexto geral e os objetivos estratégicos da empresa como um todo, ao criar um plano de comunicação. Estimular o senso de coletivo e a visão sistêmica das equipes constantemente também é parte importante do processo de melhoria na comunicação.

Isso ajuda a melhorar o clima organizacional e a identificar situações que podem gerar erros graves devido a informações que não foram repassadas como deveriam.

Ainda, manter os colaboradores bem informados sobre tudo que acontece dentro da organização contribui para o desenvolvimento profissional de cada um, já que as tarefas são melhor definidas e os erros minimizados.

 

Aprenda a ouvir

Muitos problemas na comunicação empresarial se dão por esse simples fato: lideranças que não escutam seus colaboradores e não conhecem suas necessidades.

Dar bom dia e perguntar se está tudo bem apenas por educação não resolvem o problema. Você precisa ouvir e entender as dores de cada departamento, pois muitos donos de empresa têm uma visão geral e não específica do que acontece no dia a dia.

Seu colaborador é quem está na linha de frente de todos os problemas, então ele precisa ter voz, ter atenção e, muitas vezes, é ele quem poderá dar um panorama de melhorias de processo. Então, OUÇA!

Agora que você sabe como resolver problemas de comunicação dentro de uma empresa, conseguiu identificar algum desses na sua empresa? Bora colocar as soluções em prática? 


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