3 tipos de planejamento para sua empresa

Não importa se estamos falando de uma empresa grande, média ou pequena, para administrá-la é necessário um planejamento detalhado.

Para isso, o empresário pode contar com diversas opções de ferramentas, desde as mais simples, como “colocar no papel”, ultrapassadas como “planilhas”, até as mais atuais, como sistemas especializados. E seja qual for a opção, todo administrador sabe que precisa planejar bem o futuro da empresa.

Esse planejamento do futuro, pode ser dividido em três tipos: Planejamento Estratégico, Tático e Operacional. Vamos falar sobre cada um deles a seguir:

 

Planejamento estratégico

O plano de nível estratégico trabalha em cima das decisões dos proprietários e sócios da empresa, sendo o principal motor do pensamento a longo prazo.

Você já deve ter ouvido falar em “missão, valor e visão” de uma empresa. É geralmente com essas definições que começamos o planejamento estratégico, que determinará objetivos e decisões de longo prazo. Seu escopo pode envolver ações para os próximos dois anos até os próximos dez anos.

Aqui serão formulados os objetivos e planos que podem incluir pontos como:

  • Criação de um novo produto;
  • Definição de aquisição de novos equipamentos;
  • Planos para buscar investidores no mercado.

Existem ferramentas de planejamento que são muito usadas ao se elaborar o planejamento estratégico: análise SWOT, Matriz de Porter e Matriz de Ansoff.

 

Para que serve o planejamento estratégico?

O objetivo desse planejamento é definir como sua empresa irá atingir seus objetivos de forma lucrativa e sustentável. 

Defina metas de longo prazo, mas seja sempre bem específico. Estabeleça, também, marcos para determinados objetivos e para quando alcançar essas metas.

Analise o que impulsiona seu negócio atualmente e, em seguida, estabeleça um cronograma de revisão das suas metas para continuar sempre no caminho certo.

 

Planejamento tático

O planejamento tático, apoia e dá suporte para o plano estratégico.

Pense assim: o planejamento estratégico tem metas gerais do negócio. A partir delas, o planejamento tático definirá metas para cada área da empresa.

Assim, existe um planejamento tático de marketing, de vendas, de RH, financeiro, etc.

Ele deve incluir táticas que a organização planeja usar para alcançar o que está desenhado no plano estratégico. Muitas vezes, o escopo de médio prazo é inferior a um ano.

 

Para que serve o planejamento tático?

Se o planejamento estratégico é direcionado a criar esse plano mais global da empresa, agora, o planejamento tático se propõe a elaborar um plano de médio prazo.

 

Planejamento operacional

Os planos operacionais estão relacionados a como as tarefas que precisam acontecer no dia a dia. Ou seja, na tomada de decisões e ações práticas do operacional da empresa.

Os supervisores precisam garantir que as tarefas específicas da rotina sejam planejadas e executadas adequadamente dentro do negócio.

Esse tipo de planejamento geralmente descreve o que acontece no curto prazo e está muito ligado à gestão de processos organizacionais.

Isso significa que eles são criados para eventos e atividades bem definidas e incluem políticas para abordar problemas específicos. É o verdadeiro passo a passo para a realização das operações diárias da empresa.

 

Para que serve o planejamento operacional?

Diferentemente dos outros tipos de planejamento, o operacional tem o foco mais direcionado em “colocar tudo que foi pensado em movimento”.

É o momento de fazer, acompanhar e analisar os números para ajudar a gerenciar tudo que se deseja colocar em prática na empresa.

 

Espero ter lhe ajudado a começar o planejamento estratégico da sua empresa. Ao conhecer, compreender e colocar em práticas esses três pontos, sua empresa estará apta a vencer os desafios em busca dos melhores resultados e deverá se destacar frente a concorrência. 😉

 

Até a próxima!


Com a flip, o dinheiro cai na sua conta em pouco tempo, sem burocracia e sem enrolação

Assine a nossa Newsletter para receber novidades e notícias importantes para o micro, pequeno e médio empreendedor em seu e-mail.