Como criar um plano de negócio

Você já ouviu falar de um plano de negócio? Tem curiosidade sobre como criar um? Então, fique ligado, pois esse texto foi feito para você.

O plano de negócio é capaz de antecipar conflitos e elaborar estratégias para lidar com esses problemas de percurso.

Quando se tem uma empresa, é natural que existam desafios a serem combatidos, e é justamente por isso que um plano de negócio é essencial nesses momentos.

Um bom planejamento de negócio possibilita que você entenda melhor o mercado, estude estratégias, busque investidores quando necessário e coloque as ideias em prática.

Sendo assim, continue conosco e saiba como criar um plano de negócio que vai levar seu negócio ao sucesso!

 

O que é Plano de Negócio? 

O plano de negócio é um documento que contém o planejamento do seu novo empreendimento, explicando como ele será, quais seus objetivos e quais passos devem ser seguidos para o alcance desses objetivos.

A partir dele, é possível entender a viabilidade do negócio sob diferentes pontos de vista, que demonstram a trilha que deve ser seguida para que as metas sejam batidas.

Um plano de negócio não é apenas uma representação imaginária de situações; é preciso elaborá-lo com dados concretos sobre a empresa e o mercado de atuação.

 

Qual a importância do Plano de Negócio?

Esse documento é importante na estratégia de sucesso do estabelecimento, porque ele é o pontapé inicial dessa jornada.

Afinal, é por meio dele que o empresário visualiza como a empresa vai funcionar dentro da sua realidade de mercado e quais os processos técnicos para esse funcionamento.

Por fim, o plano de negócio também possibilita identificar a necessidade de novos investimentos, assim como projeta as projeções de retorno financeiro ao longo do tempo.

 

Como criar um Plano de Negócio: passo a passo

Confira os seis passos necessários para a execução correta do plano de negócio da sua empresa:

1. Sumário Executivo

No sumário executivo as principais informações da empresa devem ser registradas. Entre elas, estão:

  • Descrição da estabelecimento e diferenciais no mercado;
  • Missão do negócio;
  • Investimento inicial; 
  • Indicação dos possíveis consumidores da empresa;
  • Indicação dos serviços e produtos oferecidos;
  • Regime de tributação;
  • Tipo de empresa;
  • Descrição dos colaboradores e sócios;
  • Entre outros detalhes.

O importante é que ele seja breve e contenha as principais informações do negócio, de maneira a chamar a atenção de quem lê e também que possa conduzir os primeiros passos na condução das atividades.

Portanto, não se assuste com o tamanho do sumário executivo. Se preferir, uma dica é deixar essa parte do plano de negócio por último.

 

2. Análise de Mercado

Nessa parte, você vai trabalhar três realidades: quem serão seus clientes, como está sua concorrência e qual a melhor forma de lidar com os fornecedores. Veja como analisar cada um desses tópicos: 

2.1 Segmentação de clientes

Sabendo que sem clientes não há empresa, procure entender os hábitos de compra do público consumidor da sua empresa. 

Assim, você conseguirá oferecer produtos e serviços alinhados às necessidades dessas pessoas.

Investigue o perfil deles e caso tenha dificuldade para conhecer os clientes, invista na aplicação de questionários e revistas.

2.2 Análise da concorrência

Observar os concorrentes – aqueles que trabalham no mesmo setor que o seu, ou na mesma rua, por exemplo – é uma excelente maneira de saber o que fazer e também do que não fazer.

Logo, analise os pontos fracos e fortes do seu concorrente e compare com os do seu negócio. 

Por exemplo: tem algo que você poderia melhorar na sua empresa que preencheria a demanda dos clientes do seu concorrente? 

Se sim, investir na solução desse problema pode trazer mais pessoas para o seu estabelecimento. 

2.3 Análise de fornecedores

A análise dos fornecedores é a etapa em que se estudam os parceiros comerciais com melhor custo-benefício para que o seu negócio se desenvolva a  pleno vapor.

Afinal, é através desses colaboradores externos que o sucesso dos seus produtos começa. Daí, a importância de fazer uma escolha assertiva nesse momento.

Em todo caso, procure ter mais de um fornecedor, pois nunca se sabe quando terá um imprevisto ou quando uma matéria-prima pode apresentar baixa qualidade.

 

3. Plano de Marketing

O plano de marketing tem por objetivo descrever os produtos da empresa, de forma que seja esclarecido quais os métodos de fazer esses itens serem conhecidos pelo público-alvo da sua empresa.

Detalhes como cores, qualidade, tamanho e marcas  devem ser considerados, assim como métodos de propaganda desses bens produzidos/ofertados (no caso dos serviços).                   

No plano de marketing, você precisa identificar: 

  • Se o preço adequa-se a qualidade;
  • As formas de venda e entrega;
  • Os diferenciais do produto/serviço.

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4. Plano Operacional

O plano operacional é parte do plano de negócio que explica como a sua empresa vai funcionar. 

Ou seja, nesse ponto são detalhados os passos necessários para que os produtos ou serviços sejam comercializados.

Aqui, o empreendedor deve responder qual a quantidade de produtos/serviço ele consegue vender em um dado período. 

Para tal, o mesmo pode utilizar-se de alguns questionamentos:

  • Qual tempo precisarei para produzir um produto ou oferecer um serviço?
  • Qual será minha capacidade de armazenamento e distribuição?
  • Quais materiais e equipamentos vou precisar para colocar as atividades em prática?

Além disso, pense também nos cargos que seu empreendimento vai ter e como cada um será preenchido. 

E não deixe de estruturar como será a disposição espacial da sua loja, caso ela seja física.

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5. Plano Financeiro

O plano financeiro informa a quantia necessária para abrir e manter as atividades da empresa. 

Esse elemento do plano de negócio detalha os custos iniciais, a previsão de despesas e ganhos, qual o capital de giro necessário no começo e como será o fluxo de caixa e expectativa de lucros.

É um passo primordial já que sem recursos financeiros, o empreendimento não tem como se manter.

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6. Estudo dos cenários e avaliação do plano de negócio

Agora que seu plano de negócio está montado, estude um pouco a viabilidade da empresa sob diferentes cenários. 

Simule estratégias em que o empreendimento está tendo bons e maus resultados, de modo a se preparar adequadamente para diferentes contextos que podem vir a acontecer.

Depois, para finalizar, avalie todo o plano de negócio. 

Nessa etapa, você deve avaliar se o plano está completo, se os dados estão claros e se o novo negócio está realmente preparado para abrir as portas. Se a resposta for sim, mãos à obra então!

Como vimos, criar um plano de negócio não é um bicho de sete cabeças como parece, não é mesmo? 

De fato, empreender é sempre um risco, mas um empresário de sucesso sabe usar as dificuldades para se desafiar, criando oportunidades de negócio inovadoras baseados na sua criatividade.

Por isso, invista na criação de um plano de negócios sempre que for abrir um novo negócio. Sua nova empresa só tem a ganhar!

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