Você é empresário ou ocupa uma posição na área financeira de um negócio? Com certeza já deve ter se deparado com o tema deste artigo: o Serasa Score.
Afinal, da mesma forma que as pessoas físicas precisam se preocupar com suas dívidas, as empresas também têm que honrar seus compromissos financeiros visando obter crédito com facilidade.
O Serasa Score da empresa é um indicador que mede a assiduidade da quitação dos pagamentos, provando que o gestor quita seus débitos assiduamente.
Com isso, se seu negócio precisar de crédito para equilibrar o capital de giro, por exemplo, ele pode requisitar a antecipação de recebíveis, como o recebimento das compras feitas por boleto.
Então, aproveite para saber como funciona a pontuação do Serasa Score, qual sua função e o que sua empresa pode fazer para melhorar e/ou aumentar esse indicador tão importante. Continue a leitura!
O que é Score/Serasa Score?
O Score ou Serasa Score é um medidor financeiro que informa matematicamente a capacidade que uma empresa tem de pagar suas contas.
Esse dado é muito relevante a qualquer negócio, pois os bancos consultam o Score antes de conceder o crédito.
O processo é parecido com a pesquisa feita quando uma pessoa física dá entrada em um empréstimo e/ou financiamento, ou na hora de comprar parcelado.
No Brasil, tanto as pessoas físicas quanto as empresas passam pela avaliação do Serasa Experian.
Diferentes dados cadastrais são coletados e o score do negócio é calculado com base em alguns critérios estatísticos.
Como exemplo, o órgão pode pesquisar como a empresa se relaciona com o mercado, como está seu poder de compra ou mesmo analisando a quitação das últimas dívidas.
Outro ponto que pode ser analisado é a situação do sócio majoritário no mercado financeiro.
Isso quer dizer que a avaliação bancária não se limita somente ao aspecto econômico do empreendimento, mas também se o empresário está em dia com os débitos fiscais e tributários.
Para que serve o Score da empresa?
Quanto maior for o score da companhia, maiores serão as chances de conseguir crédito.
Por isso, esse indicador é tão relevante no mercado, visto que ele apresenta o currículo financeiro da empresa, revelando se o estabelecimento honra ou não seus compromissos.
Independente se trata de uma micro, pequena ou média empresa, o empresário precisa transmitir confiança se quiser firmar parceiros e fechar negócios.
Isso porque o outro negociador não quer ter problemas de inadimplência, concorda?
Nesse sentido, as regras de avaliação na concessão do crédito e o diagnóstico feito por investidores (na injeção de capital, por exemplo) estão entre os principais objetivos do Score.
Em relação à sua própria empresa, o gestor deve conhecer a pontuação a fim de saber como anda a saúde financeira do negócio, o que vai impactar na sua imagem perante a concorrência e a sociedade em geral.
Como funciona a pontuação do Serasa Score?
Uma vez que a pontuação do Serasa Score da organização é determinada pelos dados informados pelo Serasa Experian, esse cálculo é pontuado de acordo com os seguintes quesitos:
Débitos vencidos negativados;
Processos tramitando na justiça;
Consultas na base de dados do Serasa;
Informações cadastrais em dia;
Cadastro positivo aberto;
Cadastro de geração de cheques sem fundo.
Logo, o Serasa Score analisa cada um desses pontos antes de dar uma pontuação para a empresa.
Assim, fica fácil notar o quanto é importante estar em dia com as obrigações legais de forma a ter um bom score e, com isso, poder acessar melhores condições de crédito.
Até porque, quanto mais favorável estiver a situação do negócio, mais opções de crédito especiais podem ser gerados, sem falar do suporte financeiro.
Do contrário, quanto mais elevado for o risco de crédito, maior será a dificuldade de obter uma concessão de crédito.
Como melhorar o Serasa Score da empresa
Veja como melhorar e/ou aumentar a pontuação do Serasa Score e assim obter melhores oportunidades para seu negócio.
1. Mantenha as contas quitadas
Pagar as contas regularmente prova o compromisso do seu empreendimento para o Serasa Experian, além de ser primordial para passar uma imagem de honestidade.
Procure deixar as despesas em ordem, pois qualquer atraso pode prejudicar a pontuação Score.
Nesse caso, é imprescindível contar com uma boa gestão das contas a pagar, de modo a evitar problemas no caixa e no indicador.
2. Realize o cadastro positivo
A decisão final sobre a concessão de crédito é sempre da instituição a qual você pede a antecipação, mas sem dúvidas realizar o cadastro positivo ajuda o Serasa Experian a certificar o comprometimento de sua empresa.
Por isso, mantenha as contas, financiamentos, faturas de cartão de crédito e empréstimos quitados, já que isso previne a negativação do CNPJ . Fazendo isso, você evita também a baixa na pontuação Score.
3. Atualize os dados regularmente
A transparência do estabelecimento também é medida, uma vez que a empresa tem de manter os dados sempre atualizados.
Logo, procure sempre informar qualquer alteração cadastral ao banco e demais entes responsáveis, como mudanças de endereço, CNPJ, telefones, etc.
4. Saiba negociar as dívidas
Sabendo que quitar os débitos é uma premissa básica para alcançar uma melhor pontuação no Score, caso o negócio tenha dívidas, o mais recomendado é buscar um acordo visando o pagamento dessa pendência.
Lembre-se que esse dado é regularmente atualizado e o Score da sua empresa também.
Desse modo, opte por fazer alterações positivas no seu negócio, oportunizando que ele tenha melhores oportunidades de crescimento.
5. Priorize uma boa relação com o mercado
Outra dica relevante é garantir uma relação amistosa com fornecedores, parceiros e clientes.
Isso contribui para que os órgãos de concessão ao crédito vejam a sua empresa como uma organização que prioriza as relações com o mercado, o que pode valer pontos na hora de liberar créditos.
Agora que você já sabe o que é Serasa Score da empresa, como funciona sua pontuação e qual sua importância na concessão de crédito, aproveite para ler o texto sobre antecipação de recebíveis. Até mais!