Quer fortalecer seu fluxo de caixa? A hora é agora!

No ano de 2021 tivemos muitos desafios, tanto sociais quanto no mercado internacional. Entretanto, no segundo semestre do ano passado vimos uma enorme euforia por causa da melhora no quadro da pandemia, que incluiu a reabertura do comércio e a volta do turismo.

Porém, essa euforia durou pouco: uma nova variante surgiu, muito mais contagiosa que a anterior, e colocou tudo a perder. As metas do Banco Central, que estavam sendo cumpridas, rapidamente saíram do controle. Mais uma vez nos vimos em um cenário de incertezas como ocorreu no início de 2020.

Com as novas projeções, tudo indica que 2022 será um ano difícil para quem quer empreender. Muitas coisas vão contra o empreendedor, principalmente quando falamos em acesso a crédito, que historicamente é negado para pequenas e médias empresas, ou quando aceitos possuem condições desfavoráveis.

Neste conteúdo, passamos as principais projeções de 2022 a limpo, assim como explicamos e indicamos formas de fortalecer seu fluxo de caixa. 

Leia todo o material!

 

Projeções para 2022

Quando se analisa as principais projeções para 2022, a primeira coisa que se observa é a retração da economia. De fato, o PIB já não dava indícios de melhora, dado que o BC estipulou seu valor em 1,20% para este ano.

Em uma nova correção do BC, o PIB previsto foi de 1%, ou seja, houve uma redução de 0,20% no esperado. Mas essa informação não é tão importante quanto a inflação, que disparou no final de 2021.

O IPCA, uma métrica utilizada para analisar a inflação no Brasil, fechou 2021 em 9,33%. A Selic, responsável por encarecer ou facilitar o acesso a crédito, tinha como meta fechar 2021 em 3,75%, mas acabou encerrando o ano em 9,25% – e o BC indica 11% para conter a inflação que está por vir.

Outros bancos, como o Itaú, apontaram para uma retração ainda maior na economia do Brasil. Isso faz sentido se pensarmos no contexto deste ano, dado que ocorrerá a eleição presidencial, evento que tem como característica instabilidade política, social e econômica.

 

O acesso a crédito tradicional ficará mais difícil

O acesso a crédito de forma tradicional no Brasil é difícil. Na verdade, esse é um dos problemas constantes ao longo da história, dado que ainda não foi totalmente solucionado e suas causas são sempre as mesmas.

O Sebrae elencou os principais motivos para os bancos negarem créditos as PMEs, sendo eles:

• Falta de garantias reais: os bancos ficam com receio de liberar créditos às PMEs devido a falta de garantias. Em resumo, isso significa que as PMEs geralmente não têm bens suficientes para dar como garantia, sendo um enorme obstáculo.

• SERASA: outro motivo bastante apontado pelos bancos é o registo no SERASA. Se sua empresa passou por lá, suas chances de conseguir crédito em um banco tradicional são baixíssimas.

• Insuficiência de documentos: requisitar crédito é um processo burocrático que envolve diversos documentos. Isso requer uma organização empresarial impecável e, se isso não acontecer, o banco não vai liberar crédito para sua empresa.

• Projeto inviável: quando a requisição é feita visando um projeto, o banco vai analisar o projeto, e se houver algo considerado inviável, o crédito não será liberado.

 

Ainda temos expansão de crédito

Como ficou claro até aqui, tudo aponta que fortalecer seu caixa através do crédito ficará ainda mais complicado do que já é. Todavia, o segundo bimestre de 2021 foi marcado por uma expansão de crédito para as empresas, que ainda está presente no início de 2022.

É por isso que o melhor momento para fortalecer seu fluxo de caixa é neste exato segundo. Quanto mais você espera para agir, menores são suas chances de ser bem-sucedido na hora de conseguir crédito, assim como mais caras as linhas ficam.

A soma de instabilidade e alta de juros torna 2022 um ano perigoso para as PMEs. Em caso de emergência, as manobras ficarão restritas ao caixa da empresa, por isso você precisa se preparar agora, antes que todas as opções se esgotem.

 

Fortalecer o fluxo de caixa é uma ótima estratégia

Ter dinheiro em caixa significa poder elaborar manobras contra a crise, assim como permite aproveitar as oportunidades do mercado. Afinal, as crises também apresentam oportunidades de crescimento, que são inacessíveis para quem não tem caixa.

Você pode fortalecer seu caixa através de alguns métodos simples, tais como:

• Mantenha um registro de seu caixa e o atualize diariamente. Isso permite ter mais consciência acerca dos recursos da empresa.

• Registre as movimentações e as categorize para aumentar o controle financeiro em seu negócio. Embora pareça algo básico, essa estratégia permite saber de onde vem e para onde vai o dinheiro de sua empresa.

• Estabeleça metas para seu caixa, de modo a sempre realizar escolhas conscientes com base nessas metas.

• Busque por linhas de crédito baratas, como é o caso da antecipação de recebíveis, que será detalhada ainda neste conteúdo.

 

O planejamento é a chave para o sucesso

Como ficou claro nas seções anteriores, o planejamento é um elemento importante para seu negócio. Afinal, os principais motivos para ter um pedido de crédito negado estão atrelados à organização de sua empresa, e isso tem fundamento na lógica empresarial.

Empresas organizadas tendem a produzir mais, pois sabem onde estão, quais são seus objetivos e conseguem elaborar estratégias e ações mais claras para atingir suas metas.

Você pode começar a organizar sua empresa implementando softwares de integração e gestão, assim como tendo mais cuidado com a contabilidade da mesma. Cuidar da contabilidade é manter o negócio saudável e longevo.

 

Antecipe seus recebíveis para aumentar o caixa

Se sua empresa não consegue acessar linhas de crédito em bancos tradicionais ou quer uma opção mais rápida e menos burocrática, sempre há a possibilidade de antecipar seus recebíveis. 

Você deve estar se perguntando: por que esse método é mais simples que as demais linhas? A resposta para isso é: na antecipação de recebíveis, o direito de receber os boletos passa para quem oferece o serviço.

A flip trabalha com essa linha de crédito, com um procedimento 100% online e rápido. Inclusive o dinheiro é depositado no mesmo dia. Consulte nossas soluções!


Com a flip, o dinheiro cai na sua conta em pouco tempo, sem burocracia e sem enrolação

Assine a nossa Newsletter para receber novidades e notícias importantes para o micro, pequeno e médio empreendedor em seu e-mail.