Como administrar uma pequena empresa

Administrar uma pequena empresa pode ser desafiador, principalmente no começo das atividades ou quando o empresário é novo no mercado.

Porém, existem muitas formas de gerir um negócio que podem fazê-lo bem sucedido, gerando oportunidades de crescimento, retorno financeiro e até mesmo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Você, na figura de empreendedor, precisa definir primeiramente o que é sucesso. Só assim poderá mensurar se sua empresa está tendo os resultados esperados.

Pensando nisso, fizemos este conteúdo com 10 dicas de como administrar uma pequena empresa. 

A partir delas, você pode traçar o melhor caminho para a expansão do seu empreendimento, levando-o a outro patamar. Acompanhe!

 

1. Elabore um plano de negócios

Você gosta de trabalhar com um determinado produto ou serviço e quer fazer disso um negócio rentável?

Não importa qual segmento esse produto/serviço pertença, muito menos qual é ele se você não tiver esse projeto bem desenvolvido no papel, por meio de um plano de negócios bem elaborado.

Esse documento é essencial para definir as metas da futura empresa, quais os objetivos a curto e longo prazo, meios de alcançá-los e possíveis desafios.

É nessa parte que fica estabelecido, por exemplo, a projeção do fluxo de caixa, um elemento importante na hora de administrar uma pequena empresa.

 

2. Especifique sua forma de lucro

Todo mundo que empreende quer, no final das contas, obter lucro, que nada mais é que o resultado do trabalho bem-sucedido pelo empresário. 

Porém, para chegar a esse fim, é necessário haver uma análise de equilíbrio. 

Ou seja, você deve verificar quais são as despesas fixas da sua pequena empresa  – salários, matérias-primas, aluguel, contas de luz, telefone etc. – e depois, precisa calcular quanto precisará vender para cobrir essas despesas e atingir lucro.

 

3. Inicie com o máximo de capital possível

Novos empreendimentos podem levar meses ou até anos para atingir lucros mínimos.

Então, é vital que você saiba que administrar uma pequena empresa também envolve se planejar em relação ao investimento inicial.

E isso não significa apenas investimentos para abrir o negócio, mas também para mantê-lo de pé, enquanto ainda não há uma clientela fiel, capaz de gerar lucratividade. Enfim, é o que chamamos de capital de giro.

Também é possível recorrer a empréstimos nesse momento, mas tenha cuidado com as taxas e valor total. 

Isso porque vale muito mais a pena economizar uma quantia antes de abrir a empresa do que correr o risco de endividar com os altos juros do mercado de crédito.

 

4. Comece devagar

É fato que todos almejam que sua pequena empresa tenha uma boa receita, bons produtos e ótimos funcionários. 

Contudo, é preciso ter calma nessa hora, já que assumir muitas despesas logo de cara pode refletir no não alcance dos objetivos relativos ao rendimento desejado.

Se você começar devagar, com certeza terá maiores chances de lidar positivamente com surpresas inevitáveis que costumam surgir na administração de uma pequena empresa.

Os empreendedores que iniciam com calma, têm mais oportunidades de se recuperar e aprender com as falhas, e ainda sem assumir muitas dívidas.

 

5. Trabalhe para manter a empresa vantajosa no mercado

Manter o empreendimento vantajoso para o mercado é uma forma de ganhar pontos diante da concorrência. Existem diversas formas de garantir a competitividade no seu nicho de atuação, como:

• uma localização conveniente aos clientes;
• a oferta de produtos e serviços de qualidade;
• um processo produtivo e um formato de distribuição mais eficaz;
• um melhor atendimento a clientela;
• um conhecimento adequado do mercado de atuação, atualizando-se com as mudanças do setor.

Além disso, é primordial saber agir com antecedência em momentos de desafios. 

Assim, se você notar que seu negócio está prestes a enfrentar uma crise financeira ou um novo concorrente está surgindo, por exemplo, planeje desde já soluções para esses eventos.

Com isso, você se mantém proativo e preparado para o que está por vir, destacando-se dos outros estabelecimentos.

 

6. Selecione os funcionários certos

Uma forma de atingir os objetivos da empresa mais rapidamente e com eficiência é contratando as pessoas ideais para os cargos da equipe.

Afinal, um funcionário que tem os valores, personalidade e motivação alinhados com os da sua empresa tem muito mais chances de fazer seu empreendimento prosperar do que outra pessoa que está ali por estar.

Depois, é imprescindível saber desenvolver os seus talentos, oferecendo treinamento e um espaço de trabalho instigante, propício para um desempenho proveitoso no trabalho.

 

7. Pague suas contas em dia

Embora seja algo trivial, é relevante ressaltar a importância de pagar as contas em dia. Somente dessa forma você consegue administrar uma pequena empresa, mantendo uma relação de confiança com a equipe e os fornecedores. 

Sem falar que essa é uma maneira de evitar penalidades na justiça, além de penalidades com o Fisco.

Além do mais, ficar a par das suas dívidas e pagá-las no prazo previne problemas no fechamento do caixa, quando ocorrem gastos inesperados e a empresa tem que se debater para quitar tudo no vencimento e ainda ter lucro.

 

8. Cuide do atendimento ao cliente

Clientes mal atendidos ou insatisfeitos geralmente cancelam a compra ou desistem de adquirir o produto, conforme apontam pesquisas.

Sendo assim, é vital tratar o cliente com respeito e eficiência, demonstrando atenção, de modo a satisfazer as necessidades dele.

Isso também é importantíssimo para a retenção de clientes, já que pessoas que são mal atendidas provavelmente não vão querer continuar comprando em uma empresa.

Logo, verifique como anda o atendimento aos seus clientes e se esforce para oferecer a melhor experiência possível.

 

9. Trabalhe o marketing do negócio

A propaganda é a alma do negócio, não é mesmo? Nesse sentido, valorize ações de marketing na sua empresa, visando o aumento das vendas. 

As próprias redes sociais podem ser uma ótima forma de promover sua marca e atrair novos consumidores.

 

10. Aproveite os benefícios da tecnologia

A tecnologia facilita a vida das pessoas em diversos aspectos e no momento de administrar uma pequena empresa isso não seria diferente.

Atualmente existem sistemas de gestão integrado, computação em nuvem, softwares contábeis e muitos outros recursos que usam a tecnologia para simplificar a gestão de um negócio, seja ele de grande ou pequeno porte.

Então, aproveite essas ferramentas e use-as da melhor maneira em prol do seu empreendimento!

E falando em tecnologia, hoje temos uma facilidade para receber créditos através de boletos. Nesse artigo falamos mais sobre isso, vale a pena conferir. 

No mais, esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você e até a próxima!        

 


Com a flip, o dinheiro cai na sua conta em pouco tempo, sem burocracia e sem enrolação