O que é antecipação de recebíveis e como fazer

A antecipação de recebíveis é uma ótima alternativa para as empresas que precisam de dinheiro rápido – sem correr o risco do famoso “juros sobre juros” do empréstimo. 

Em resumo, a empresa consegue negociar a antecipação de contas a receber, decorrentes de vendas a prazo, melhorando sua saúde financeira.

Quer entender como esse processo funciona? Preparamos um material completinho para você!

 

O que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é uma ação financeira que visa aumentar o dinheiro no caixa da empresa, através do recebimento do valor das parcelas de uma (ou mais) venda antes de seu vencimento.

Um caso clássico onde a antecipação é feita diz respeito ao vencimento das dívidas junto aos fornecedores. Se as dívidas vencerem antes do recebimento do dinheiro por parte da empresa, ela pode se endividar – e ter que recorrer a métodos agressivos para aumentar o caixa.

Ou seja, ao antecipar os recebíveis, a empresa paga uma pequena taxa e passa o título a uma instituição financeira, sem cair no “juros sobre juros” dos empréstimos.

 

Como o empresário pode antecipar boletos?

Em suma, o empresário sempre pode antecipar seus recebíveis. existem vários motivos para se fazer isso, tais como: pagamento de fornecedores, liquidação de outras linhas de crédito, capital de giro, folha de pagamento, etc.

Os empresários podem antecipar boletos, cheques e cartão de crédito através de uma instituição financeira. No caso, a financeira se encarrega de receber o dinheiro do cliente, entregando a quantia nas mãos do empresário o quanto antes.

Atualmente, a Flip só trabalha com antecipação de boletos.

Vamos ver as modalidades de antecipação que existem no mercado.

Modalidades de antecipação

Nos últimos anos, a antecipação se tornou algo bastante comum no mercado. Dessa forma, surgiram várias  modalidades visando adequar a operação financeira à realidade dos empresários.

Atualmente, existem as seguintes modalidades:

• Valor integral: o empresário opta por receber toda a quantia devida pelo seu cliente de uma vez só. Dessa forma, é ideal para empresas que precisam de dinheiro urgente.

• Antecipação parcial: como o próprio nome diz, o empresário pode receber uma parte da quantia devida pelo cliente. Essa escolha é interessante para diminuir a quantia perdida durante a transação, dado que a taxa vai incidir sobre um valor menor.

• Antecipação pontual: essa modalidade adianta apenas uma venda, permitindo maior flexibilidade.

• Resgate automático: o empresário pode programar a antecipação para cair de forma periódica na conta da empresa.

Para quem é interessante essa prática financeira?

Todas as empresas podem realizar antecipação de recebíveis. No entanto, essa prática acaba se tornando mais interessante para as pequenas e médias empresas, devido à limitação de recursos que elas possuem.

Além disso, essas empresas têm menos colaboradores, ou seja, menos mãos para trabalhar durante uma crise.

Vamos aos detalhes.

Empresas pequenas

As empresas pequenas são aquelas no início de sua vida. Elas podem estar em uma etapa onde já se tem marca com reconhecimento, ou simplesmente iniciando no mercado.

Em suma, são os negócios mais vulneráveis, dado que não contam com muitos recursos para emergências. Ou seja, se tiverem recebíveis demais, ficam sem caixa com facilidade e se endividam – iniciando o processo de falência.

Portanto, elas devem trabalhar com antecipação de recebíveis tanto para sobreviver quanto para impulsionar sua expansão.

Empresas médias

As empresas médias nada mais são que empresas pequenas que subiram de patamar. Dessa forma, embora tenham mais recursos para se organizar, ainda sofrem com a escassez de caixa devido aos recebíveis.

Empresas desse porte, portanto, devem usar a antecipação para evitar empréstimos e/ou trabalhar sua expansão no mercado.

No entanto, vale lembrar que os valores são mais elevados, e uma ação mal planejada pode ser muito prejudicial para o negócio.

Grandes empresas

As grandes empresas, por terem muitos recursos tanto financeiros quanto de manobras financeiras, costumam usar a antecipação em caso de emergência. 

Da mesma forma, antecipar quantias grandes pode melhorar a saúde da organização, mas não tem o mesmo impacto que para as pequenas e médias empresas – as quais podem falir com facilidade.

 

Como é o processo de antecipação de recebíveis?

Ao contrário do que se imagina, estamos falando de uma operação financeira bastante simples e descomplicada. Aliás, é possível fazer antecipação de recebíveis online, com sistemas modernos e práticos.

Na Flip, por exemplo, o empresário cadastra sua empresa e informa quais recebíveis quer antecipar – pelo envio de notas fiscais. A plataforma retorna as taxas para a operação no mesmo instante. 

Por fim, basta assinar a operação e esperar pelo dinheiro – que entra no mesmo dia.

 

Por que antecipar recebíveis é melhor que empréstimo?

Antecipar é melhor que empréstimo porque o dinheiro dos recebíveis é um ativo, ou seja, você apenas está antecipando. Logo a incidência de juros e taxas são muito menores do que uma operação de empréstimo, por exemplo.

 

Quais são as vantagens dessa prática financeira?

Agora que você chegou até aqui, sem dúvida já deduziu algumas vantagens de antecipar recebíveis, não é verdade? Para encerrar este conteúdo, vamos comentar um pouco sobre as três principais vantagens dessa prática, nas próximas seções.

Evita o cheque especial

A primeira grande vantagem é evitar o cheque especial. No caso, estamos falando de taxas que chegam a 150% ao ano sobre o valor devido, algo realmente preocupante para qualquer negócio.

Embora seja uma forma de conseguir crédito rápido para sua empresa, com certeza não é a via mais recomendada para isso.

Dinheiro na mão

A antecipação permite que você tenha dinheiro na mão para manter sua empresa saudável, ao passo que pode investir no negócio. 

Lembre-se que as melhores ofertas são reservadas para quem tem dinheiro à vista, dado que as velocidades de recebimento são importantes para todas as empresas, de todos os setores da economia.

Linha de crédito com baixo custo

Por fim, como foi dito anteriormente, a antecipação é uma alternativa para conseguir crédito a baixo custo, sem se preocupar com os juros compostos das operações bancárias.

Viu como a antecipação de recebíveis é uma ótima estratégia para seu negócio?!


Com a flip, o dinheiro cai na sua conta em pouco tempo, sem burocracia e sem enrolação

Assine a nossa Newsletter para receber novidades e notícias importantes para o micro, pequeno e médio empreendedor em seu e-mail.